quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Você é uma pessoa "RESILIENTE"?

Empresas, escolas e imprensa falam em pessoas resilientes. São sujeitos capazes de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam. A dificuldade é vista como o grão de areia que fere a ostra e depois vira pérola. O trauma pode vir por causa de um desemprego inesperado, a morte de um parente, a separação dos pais, a repetência na escola ou de até mesmo uma catástrofe como um tsunami.
Frederic Flach, foi o primeiro a estudar o assunto em 1966 no âmbito das ciências humanas. A flexibilidade e os vínculos relacionais foram seus primeiros objetos de estudos na pesquisa. Segundo Flach, em face da desintegração psíquico-emocional, uma pessoa necessita descobrir novas formas de lidar com a vida e dessa experiência reorganizar as coisas de maneira eficaz.

Para Richardson, quando olhamos para uma pessoa podemos verificar nela a presença de um padrão de comportamento de defesa, seguido de outros padrões de adaptação e, por fim, da presença de também padrões, por que se repetem de forma idêntica, resilientes.
Particularmente na educação é possível ter muito mais êxito, se na vida houver flexibilidade de se viver ricamente os vínculos e os afetos que nos rodeiam. A falta de flexibilidade em situações de traumas e sofrimentos é uma das dificuldades para harmonizar um projeto de vida.
No livro de Aldo Melilo e Elbio Nestor Suárez Ojeda, Descobrindo as próprias fortalezas os autores relatam que o conceito de resiliência passou de uma fase de “qualidades pessoais” para outra onde os pequenos ferimentos se tranformam em atributos da personalidade desenvolvidos no contexto psico-sócio-cultural em que as pessoas estão inseridas.
Desde os anos 80 a escola tem sido vista como um desses ambientes, por excelência, para desenvolvimento da resiliência como a pérola da ostra.


Fonte: George Souza Barbosa
Psicólogo e Educador



Referências Bibliográficas

  • Barbosa GS. A Dinâmica dos Grupos: num enfoque sistêmico. São Paulo: Robe; 1995.

  • Barbosa GS. “Questionário do índice de resiliência: Adultos - Reivich - Shatté / Barbosa” [tese]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2006.

  • Flach F. Resiliência: a arte de ser flexível. Traduzido por Wladir D. São Paulo: Saraiva. 1991

  • Richardson GE. The metatheory of resilience and resiliency. J Clin Psychol. 2002;58(3):307-321.

  • Melilo A., Nestor E., Ojeda S. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Pioneira Editora. 2006.



Um comentário:

Aprendizagem Colaborativa disse...

Mirian

Seu blog já tem vários textos, você vem incluindo textos sempre que pode. São textos muito bons. Sucesso para você. Bj, Janete