quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vir a ser, o caminho

A compreensão do presente e do outro, próximo, (às vezes nem tão próximo assim) passa pelas diferentes noções acerca da realidade, da percepção das situações cotidianas, normalmente geradoras de conflitos psicológicos e sociais, que temos. Creio que tudo que somos e temos como característico é decorrente das relações sociais e do uso que fazemos das experiências, como diz Michel Foucault.
A vida em grupos normatizada pelas convenções sociais acabou por complexificar instintos primitivos, já não mais possíveis de saciedade imediata, senão, a médios e longos prazos. O medo da frustração nos faz transmutar nossas vontades para desejos imediatos, listáveis, plenamente atingíveis. Fazemos isso, quem sabe, para não morrermos de depressão, para poupar o peito, para tentar fugir do finito, falível, terminal que na verdade, como diz Nietzsche... Pusemos então, nossos objetivos realizáveis em listas de compras mensais, fotografias de ritos e datas memoráveis de passagens, nossas e de nossos rebentos, fragmentamos a vida em períodos, reduzimos a fatias o tempo cronológico (até os 20 anos, depois dos 40, quando chegar à terceira idade etc.). Vamos fazendo, em ato-reflexo, o mea culpa, mesmo em situações de conflito do próprio ato de pensar, embora não tenhamos o controle, a governabilidade, a gerência sobre tudo.
Os cenários, delineamos a medida que nos movemos criando novas incertezas e, graças a Deus, a pluralidade sobre os diferentes reais (MORIN, 2003). Objetos novos se encontram com nossos olhos para deles se perderem continuamente ao sabor da mais pueril quiromancia ou, como queira, mais romântico jogo de perdas e encontros. Conflitamo-nos com os “próximos”, ora assim denominados, ora pra sempre esquecidos por que distantes. Somos por eles afetados e profundamente modificados e, ao nos afastarmos deles, delatamos novas possibilidades de “virmos a ser”. O que podemos fazer ou o que vai acontecer com nossa linguagem, comportamento e pensamento, cada situação dirá ou induzirá ao método.

Nenhum comentário: