tag:blogger.com,1999:blog-83672008046859294442024-02-20T17:11:24.450-08:00Homo SacerDiário, semanário, devezenquandário de pensamentos filosóficos...Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-55283750787792901842014-07-27T20:59:00.002-07:002014-07-27T20:59:24.825-07:00SBT Meio Dia - Miriam L. Pedrotti e Patrício Destro (2003)Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-53017693947056872902010-03-26T12:00:00.001-07:002010-03-26T12:00:47.532-07:00O Amor é Reciproco - Seicho no ieO desejo de amar é masculino e vem primeiro.O desejo de ser amado é feminino e deve vir depois do desejo de amar.Masaharu TaniguchiMaravilhoso.MiriamMiriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-79788283103094560222010-03-17T16:38:00.001-07:002010-03-17T16:38:00.294-07:00Varrendo a Lua - Roberta CamposDom e técnica em perfeita harmonia nas composições de Roberta Campos, um talento que está nascendo...Tô maravilhada!Recomendo.MiriamMiriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-27813080199182174462010-02-05T10:09:00.000-08:002010-02-05T10:09:13.563-08:00A universidade é uma "roubada"? Gilvan Rocha
A juventude tem sido vítima do capitalismo. Um contingente de jovens não tem outro destino se não as drogas, o crime, a prostituição. Outros têm a sorte de encontrar um emprego e vender sua força de trabalho a preço vil. Enquanto isso, a burguesia propala que a salvação está na universidade, pois ela se presta a qualificar a mão de obra para o mercado, mas a ela só tem acesso uma Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-63333170732960912422009-11-17T15:11:00.000-08:002009-11-17T15:11:40.507-08:00Resistência a mudança
Penso que, o principal fator impedindo o professor de alterar a atuação docente e a prática pedagógica em sala de aula, hoje, é a sobrecarga de trabalho a que se vê obrigado a submeter-se para garantir renda, mais ou menos confortável. Isso por que o status quo da profissão foi duramente abalado por falta de políticas públicas de valorização da categoria como formadora de sujeitos-cidadãos.
A Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-55363550281219408042009-10-21T14:47:00.000-07:002009-10-21T14:56:40.435-07:00Você é uma pessoa "RESILIENTE"?Empresas, escolas e imprensa falam em pessoas resilientes. São sujeitos capazes de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam. A dificuldade é vista como o grão de areia que fere a ostra e depois vira pérola. O trauma pode vir por causa de um desemprego inesperado, a morte de um parente, a separação dos pais, a repetência na escola ou de até mesmo uma Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-90300296942206825592009-10-19T11:44:00.000-07:002009-10-19T11:44:47.590-07:00Aprendizagem Colaborativa ou Cooperativa? Eis o desafio do professor.
Há controvérsias entre autores quanto ao uso dos termos na educação pós-moderna. CORD, 2000; HARASIM, 1995 e 2000; DILLENBOURG, 1995; LAROCQUE, 1997; PASS, 1999 e NITZKE et al. 1999, afirmam que há diferença conceitual entre os dois termos, colaboração e cooperação. No entanto, quase todos destacam que o processo de colaboração é mais complexo.
A aprendizagem cooperativa pode ser definida Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-36538995723621384812009-07-29T12:35:00.000-07:002009-07-29T13:06:02.299-07:00Respeitável Cabide...Quatro meninos em cena. O mais velho é palhaço-mímico. A celebridade na ribalta não tem mais que 19 anos. É brilhante a ponto de ocupar inteiramente o palco com uma máquina fotográfica e três crianças. É formidável a ponto de ofuscar os espectadores ávidos pela confissão pública de que sua própria solidão não é apenas tolerável, mas, com alguma habilidade e sorte, pode dar bons frutos. A tarefa Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-73876024067155088252009-07-23T17:28:00.000-07:002009-07-29T13:16:09.928-07:00O paradigma do apreenderNasci na década em que o homem pousava na Lua. Mal sabia eu que o “pequeno passo para a humanidade” representava rupturas gigantescas de verdades incontestáveis para o mundo e para a proximidade local, apesar de minha avó austríaca duvidar daqueles três homens em solo lunar. A Ciência descobria pluralidades. Vovó duvidava. A matemática e a experimentação passaram a quantificar os fenômenos e não Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-21006368222883453402009-07-15T10:50:00.000-07:002009-07-15T10:53:54.622-07:00Vir a ser, o caminhoA compreensão do presente e do outro, próximo, (às vezes nem tão próximo assim) passa pelas diferentes noções acerca da realidade, da percepção das situações cotidianas, normalmente geradoras de conflitos psicológicos e sociais, que temos. Creio que tudo que somos e temos como característico é decorrente das relações sociais e do uso que fazemos das experiências, como diz Michel Foucault. A vida Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8367200804685929444.post-25694618074071574522009-07-14T17:32:00.000-07:002009-07-14T17:35:01.208-07:00A COMPLEXIDADE DO PENSAMENTO PÓS-MODERNOEm meados do séc. XVII o paradigma cartesiano newtoniano predispunha cada especialista em sua área ou como no clichê, “cada macaco no seu galho”. No séc. XX surge o novo paradigma: “as pessoas não são substituíveis e o todo é mais do que apenas cada uma de suas partes”, numa clara alusão à necessidade de desenvolver a visão sistêmica ou holística. Afinal, a concepção passa a ser a de que “toda Miriam Luiza Pedrottihttp://www.blogger.com/profile/10330889393900723560noreply@blogger.com0